top of page

EXERCÍCIOS - Paralelismo

Foto do escritor: Beatriz Jales PinheiroBeatriz Jales Pinheiro

Atualizado: 17 de ago. de 2020

Depois da exposição ao conteúdo, é muito importante exercitar para, assim, fixar melhor o que aprendeu! Segue abaixo algumas questões feitas ou selecionadas por mim. 😊


1) (FUVEST-SP) “Amantes dos antigos bolachões penam não só para encontrar os discos, que ficam a cada dia mais raros. A dificuldade aparece também na hora de trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto”.                                                                          (Jornal da Tarde, 22/10/1998) a) Tendo em vista que no texto acima falta paralelismo sintático, reescreva-o em um só período, mantendo o mesmo sentido e fazendo as alterações necessárias para que o paralelismo se estabeleça. b) Justifique as alterações necessárias.

2) Analise os períodos abaixo e reescreva-os estabelecendo o paralelismo.

a) "... seja por bons costumes ou pela facilitação na prestação de serviços.".


b) "Quanto mais estudamos, as chances de passarmos no vestibular aumentam.".


c) "Essa reforma agrária, por um lado, fixa o homem no campo, mas não lhe fornece os meios de subsistência e de produzir."


d) "Ele não só trabalha como estuda.".


e) "Pelo aviso circular recomendou-se aos ministérios economizar energia e que elaborassem planos de redução de despesas.".  (Mesmo que, por ter focado unicamente em redação, eu não tenha abordado esse "tipo" de paralelismo, é relevante saber identificá-lo! Para tanto, basta considerar a regra básica: ideias similares devem ser escritas de forma igual.) *Considere que "economizar energia" e "que elaborassem" não soam bem juntas na mesma frase.


Resolva a questão abaixo para compreender melhor, já que contém alternativas:

“Felizmente, a inteligência permite encontrar soluções e nos possibilita criar alternativas”; a forma de reescrever-se o segmento sublinhado que respeita o paralelismo sintático é:

A - permite o encontro de soluções e nos possibilita que criemos alternativas;

B - permite o encontro de soluções e a possibilidade de criação de alternativas; C - permite que encontremos soluções e nos possibilita que criemos alternativas;

D - permite que encontremos soluções e nos possibilita a criação de alternativas;

E - permite o encontro de soluções e a possibilidade de criarmos alternativas.

https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/6326568f-88


3) (FUVEST-SP) Analise os enunciados a seguir e reescreva-os de modo a estabelecer paralelismo.

a) Se todos colaborassem, tudo ocorrerá como o previsto.

b) Não resido próximo ao colégio, e sim próximo ao ginásio de esportes.

c) Se estivesse mesmo com saudades, não estava demorando tanto para chegar.

4) (FUVEST– SP) “A marquesa de Alegros ficara viúva aos quarenta e três anos, e passava a maior parte do ano retirada na sua Quinta de Carcavelos. [...] As suas duas filhas, educadas no receio do Céu e nas preocupações da Moda, eram beatas e faziam o chique, falando com igual fervor da humildade cristã e do último figurino de Bruxelas. Um jornalista de então dissera delas: - Pensam todos os dias na toalete com que hão de entrar no Paraíso.”                                            (Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro)    Paralelismo sintático e oposição semântica são recursos usados na caracterização das filhas da marquesa de Alegros. a) Transcreva do texto os seguimentos em que isso ocorre. b) Identifique os efeitos de sentido que decorrem do emprego de tais recursos. 



* Pode falar comigo se tiver qualquer dúvida! 

272 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page