top of page

Como estudar para o ENEM em um mês?

Foto do escritor: Beatriz Jales PinheiroBeatriz Jales Pinheiro

Pra quem não sabe, eu faço faculdade e me inscrevi no ENEM no começo do ano "só por fazer", além de que acho uma experiência bem legal - apesar dos estresses!

Bom, há menos de um mês atrás resolvi que não era mais "só por fazer" e talvez "pra ver no que dá" (com um curso específico em mente). Aí, por isso, resolvi me desafiar e estudar pra passar em um mês! Eu optei por realmente estudar em um mês - e não um mês e algumas semanas, como seria se tivesse começado quando decidir isso - porque minhas aulas da faculdade acabam dia 12 e porque acho importante se organizar bem quando se tem pouco tempo.

Nesse post vou focar em dicas, planejamento e preparação, já que ainda faltam alguns dias pra um mês antes da prova (depois posso postar o meu planejamento).


Pra começar, acho que o mais importante pra quem quer estudar pra alguma prova ou processo seletivo de ingresso ou nivelamento em "pouco tempo" (se é que existe muito ou pouco tempo pra isso) é ter foco! Além disso, ter em mente que foco não é juntar toda a sua força e estudar 24h/dia; o foco é o que te mantém naquilo, o que faz você se dedicar ao máximo estudando a mesma quantidade de tempo, todos os dias, não fazer tudo de uma vez "adoidada". Dito isso, vamos para o primeiro tópico:


- Pesquise matérias que mais caem na prova: No caso do ENEM, por ser uma prova de ingresso nacional, você não vai ter dificuldades em achar. Até existem pessoas e escolas que contam e calculam, em percentuais, os assuntos mais comuns no decorrer das edições.

- Anote ou imprima todos esses assuntos e identifique em "sei muito", "sei mais ou menos e "sei pouco": Depois de imprimir ou anotar, você poderá analisar melhor seus conhecimentos em relação a cada assunto e, depois disso, identificar (pode ser grifando com cores diferentes, por exemplo) seu "nível" em cada um deles.

Agora, vamos falar especificamente de cada nível:

- "Sei muito": Nesse nível, não vale a pena assistir videoaulas, ler textos ou fazer resumos. É mais vantajoso focar unicamente em questões e estudar durante as resoluções; vou mostrar como fazer isso:






*Acho que dá pra entender o que eu quis dizer, quando tiver fazendo qualquer questão preste atenção nos textos e na pergunta (enquanto não estiver trabalhando seu tempo de resolução), se você "sabe muito" sobre o assunto, com certeza vão surgir conexões e associações na sua mente. Você deve tentar conectar a tudo que souber: datas, pessoas, fórmulas, conceitos, significados... Isso vai contribuir muito com sua memorização e sempre que fizer a mesma questão - ou alguma sobre o mesmo tema - vai relembrar suas conexões!


- "Sei mais ou menos": Nesse caso, além de focar nas questões, é importante que você revise o conteúdo, mas sem perder muito tempo! Ah, e em qualquer situação que você esteja, não esqueça a importância de corrigir e entender o porquê de ter errado as questões que você errou ou não conseguiu fazer, é uma ótima forma de aprender!


- "Sei pouco": Nessa situação, vale a pena assistir videoaulas e fazer algumas anotações - mas não perca tempo demais com isso! Estude um pouco e vá direto para as questões (usando a técnica do "sei muito" com o que você tiver conseguido aprender do conteúdo). As matérias que você "sabe menos" devem ser seu foco de estudo, mas todas devem ser muito praticadas.


Assim, a partir disso, você deve organizar sua rotina focada na prova no período de um mês (pode ser em formato de planner, por exemplo).

Sobre a rotina, não esqueça a relevância do descanso e da recompensa no seu dia a dia de estudo. Sempre tenha momentos de descontração (todos os dias) e respeite o seu ritmo (conheça-se e faça pausas sempre que achar necessário). E, se você não sabe qual é seu ritmo, aproveite esse tempo antes do "1 mês antes" para descobrir, será que você consegue permanecer concentrado após 1h de estudo? ou consegue manter a concentração por uma tarde inteira?

Por último, queria lembrar que ler textos de estudo e assistir documentários sobre assuntos da prova não devem estar no seu momento de descanso se não forem o que você gosta de fazer para relaxar. No meu caso, no máximo um livro de adolescente bem besta, mas, normalmente, opto por séries bem descontraídas.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page